Notícia postada em 13/07/2013
As empresas, o uso da internet e a presena online
As empresas, o uso da internet e a presena online
Redao Webinsider
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Pesquisa analisou a infraestrutura tecnolgica e as atividades relacionadas o meio virtual em mais de seis mil empresas e confirmou que cada vez mais os sites e a interao nas redes sociais so fundamentais para os planos de negcios corporativos.

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informao e da Comunicao (Cetic.br), rgo ligado ao Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto BR (NIC.br), apresenta os resultados da Pesquisa TIC Empresas 2012. O estudo foi realizado em 6.400 empresas do territrio nacional com 10 ou mais pessoas ocupadas e retrata todas as regies do Brasil, abrangendo onze diferentes setores de atividades econmicas.

Um dos destaques a quase universalizao do acesso internet. De acordo com o Cetic.br, 97% das empresas tm acesso rede e o nmero de funcionrios que utilizam a internet (45%) se aproximou daqueles que utilizam computador (49%).

A conexo em banda larga baseada na tecnologia DSL pela rede telefnica a mais utilizada em toda a srie histrica da TIC Empresas e alcanou 65% nesta oitava edio da pesquisa. No entanto, o uso da tecnologia de acesso por conexo via cabo foi a que apresentou o maior crescimento, passando de 22% em 2008 para 57% em 2012. J a conexo via modem 3G est presente em 40% das empresas, atingindo um patamar de 72% nas empresas de grande porte.

Destaques sobre o uso das TIC nas empresas do Brasil
A intensidade e a finalidade de uso das TIC variam conforme o porte e o segmento de atuao da empresa, entretanto, algumas atividades se destacam:

Atividades como o envio de e-mail (98%) e busca de informao (91%) continuam sendo as mais comuns entre as empresas brasileiras independentemente do porte.
Carrinhos de compra (21%) e pagamento online (14%) so pouco frequentes nos stios web das empresas.

O domnio .com.br alcanou 90% das empresas com stio web na internet. O domnio genrico .com o segundo domnio mais utilizado, mencionado por 6% delas.

Governo eletrnico
O uso de servios de governo realizados online pelas empresas brasileiras continua focado na busca de informaes, sendo que pagamentos online de impostos so os servios transacionais mais utilizados, realizados por 64% das empresas.

Cadastrar empresas e submeter propostas de licitao eletrnica/prego eletrnico so atividades realizadas por apenas 24% das empresas. Em um patamar ainda mais baixo encontra-se a atividade de aquisio de bens ou servios de organizaes governamentais (leilo), realizado por apenas 9% das empresas. Este resultado sugere que ainda h uma lacuna na oferta de servios transacionais pela Internet para as empresas.

Website
A pesquisa aponta que 92% das empresas que possuem stios apresentam informaes institucionais em suas pginas e em menor proporo oferecem recursos transacionais. Alm disso, 55% das empresas brasileiras esto presentes na web por meio de sites, mas esse dado varia de acordo com o porte: 87% das grandes empresas tem presena na internet com um website, sendo que nas pequenas empresas essa proporo de 48% e nas mdias empresas a proporo de 74%.

Redes sociais
Apenas 36% das empresas possuem perfil em alguma rede social. Quando analisadas pelo porte, o percentual diminui para as pequenas empresas (33%) e aumenta para as mdias e grandes com 43% e 50%, respectivamente.

Quanto s atividades nas redes sociais, 78% das empresas publicam notcias relacionadas empresa; 74% respondem comentrios e dvidas e 72% publicam contedo relacionado rea de atuao da empresa. Ainda no contexto das mdias sociais, 38% das companhias publicam informaes pelo menos uma vez por semana, enquanto 26% atualizam os canais diariamente.

Investimento em software nas empresas
A TIC Empresas revela ainda que 30% das corporaes introduziram novos softwares ou aperfeioaram softwares existentes. Nas empresas que possuem de 10 a 49 pessoas ocupadas, esse percentual foi de 25%, enquanto nas empresas de portes mdio e grande a proporo chega a 42% e 57%, respectivamente. Alm disso, houve um aumento na terceirizao dos servios de TI. Em 2007, este percentual era de 45% e em 2012 chegou a 58%, principalmente com suportes tcnicos.

A grande maioria das empresas brasileiras utilizaram softwares adquiridos por licena (88%), sendo que dentre as empresas de grande porte esse percentual chega a 97%. O uso de softwares adquiridos sob encomenda e desenvolvidos pela prpria empresa foram mencionados por 43% e 18% das empresas, respectivamente. Os trs principais motivos citados pelas empresas para introduo de softwares novos ou que passaram por algum aperfeioamento so: melhoria de procedimentos internos (35%), ganho de produtividade (22%) e adequao exigncias legais (19%).

Ao comentar os resultados da pesquisa, Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, observa que as novas TIC possibilitam novas prticas de gesto voltadas inovao e melhoria de desempenho. Quando usada de forma estratgica, a tecnologia promove o desenvolvimento de novos produtos e servios capazes de melhorar o desempenho da empresa, alm de introduzir inovao nos processos empresariais, afirma.